Arquivo de maio 2021

MPT pode questionar desconto de contribuições de empregados não sindicalizados

A Subseção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso do Sindicato dos Empregados dos Agentes Autônomos no Comércio do Rio Grande do Sul (SEAACOM/RS) contra o reconhecimento da legitimidade do Ministério Público do Trabalho (MPT) para questionar desconto salarial a título de contribuição assistencial para empregados não filiados à entidade.…

Leia Mais

AFASTAMENTO DAS EMPREGADAS GESTANTES DAS ATIVIDADES LABORAIS PRESENCIAIS

O Governo Federal publicou em 13/05/2021 a Lei nº 14.151/2021 estabelecendo o afastamento das empregadas gestantes das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo da remuneração, durante o período da emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus. A empregada afastada ficará à disposição da empresa para exercer as suas atividades em seu…

Leia Mais

A REFORMA TRABALHISTA E O DIREITO INTERTEMPORAL NA VISÃO DO STF

Juiz do trabalho titular na 23ª Região (MT), André Araújo Molina, abriu a tarde de palestras afirmando que, ao ser impactado com a reforma trabalhista, uma das primeiras questões que foram colocadas para o magistrado é a relativa ao direito intertemporal, tanto em nível de direito material quanto de direito processual. Nesse contexto, André Molina…

Leia Mais

MIN. BRANDÃO: IMPACTOS DA REFORMA NA JURISPRUDÊNCIA DO TST

Com a palestra Impactos da Reforma Trabalhista na jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, o Ministro do TST Cláudio Mascarenhas Brandão, atualmente membro da 7ª Turma e da Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SBDI-1) do TST, encerrou o colóquio sobre as Questões Controvertidas Atuais no Direito do Trabalho. E, já de início,…

Leia Mais

TST MODULA OBRIGAÇÃO DE DONO DE OBRA A RESPONDER POR DIREITOS DE TERCEIRIZADOS

A possibilidade de responsabilizar donos de obra sobre questões trabalhistas de empreiteiros terceirizados pode ser aplicada em contratos celebrados depois de 11 de maio de 2017. A decisão foi tomada pela Subseção de Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho ao modularem os efeitos da tese fixada durante julgamento de incidente de recurso de revista…

Leia Mais

TST – SUPERVISOR QUE USAVA CARRO FORNECIDO PELA EMPRESA NÃO RECEBERÁ HORAS DE DESLOCAMENTO

A situação foi equiparada ao uso de veículo próprio. A Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho excluiu da condenação imposta à Companhia Brasileira de Energia Renovável (Brenco) o pagamento de horas de deslocamento (in itinere) a um supervisor que tinha à sua disposição veículo fornecido pela empresa para que…

Leia Mais

TST – RETIRADA PENHORA DE BEM DE FAMÍLIA QUE NÃO ERA RESIDÊNCIA DOS PROPRIETÁRIOS

O imóvel era ocupado pela filha dos devedores. A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu que um imóvel pertencente aos sócios da Citrofoods Internacional Comércio, Importação e Exportação Ltda. em São Paulo é impenhorável por se tratar do único bem da família. Segundo a relatora do recurso de revista, ministra Delaíde Miranda Arantes,…

Leia Mais